Assinala-se hoje o Dia Internacional da Família, a primeira e principal instituição do mundo. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1993, este dia procura promover a consciencialização sobre as questões relacionadas com as famílias, assim como uma maior compreensão dos processos sociais, económicos e demográficos que as afetam globalmente.
Este ano, sob o lema “As famílias e as alterações climáticas”, procura-se sensibilizar a população para o impacto das alterações climáticas nas famílias e para o papel que estas podem desempenhar na ação climática.
As alterações climáticas têm um impacto negativo na saúde e no bem-estar das famílias. Os fenómenos naturais extremos afetam a produtividade agrícola e o acesso à água, o que agrava as situações de vulnerabilidade da população. É importantíssimo agir agora, adotar práticas sustentáveis e manter uma atitude positiva é extremamente importante para garantir o desenvolvimento e estabelecimento de melhores condições de vida para todos.