A IFH, parceira do Estado na implementação das políticas habitacionais, tem novos desafios estatuários na matéria de projeção e construção de habitação bem como loteamentos para jovens e para pessoas com baixo rendimento em paralelo com a gestão do património habitacional do Estado.
Considerando a estratégia do Governo de Cabo Verde para o setor habitacional e de forma a minimizar o deficit quantitativo das classes sociais de baixo rendimento e dos jovens, os conjuntos habitacionais em stock da IFH – Imobiliária, Fundiária e Habitat S.A. destinar-se-ão ao arrendamento subsidiado.
No Boletim Oficial de 25 de setembro de 2023, II Série nº174, foi publicado o Despacho conjunto nº18/2023, que define as condições de acesso das famílias de baixa renda e dos jovens ao arrendamento subsidiado do parque habitacional do Estado.
A atribuição de habitações através de arrendamento subsidiado é efetuada por concurso por classificação que é lançado pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social. A participação no concurso é feita através da entrega da declaração de inscrição no Cadastro Social Único, na Casa de Cidadão.